Viagem às 7 igrejas

Viagem às 7 igrejas

Viagem às 7 igrejas

Boletim 753 – por Ap. Claayton Nantes

Toda viagem é sempre um aprendizado, ainda mais quando passamos pelas terras bíblicas.

Tivemos o privilégio de passar na Turquia e com isso visitamos Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Sardis, Filadélfia e Laodicéia, somente por Tiatira que não visitamos, mas passamos por Hierápolis e também Istambul, e depois fomos para Israel, onde passamos em Belém, na Galiléia, Jericó, Tiberíades, Jerusalém e outros vilarejos.

Tivemos ministrações incríveis, de aprendizados que só temos quando estamos no contexto da “Terra Santa”.

Uma das ministrações que nosso guia turístico nos compartilhou foi acerca de “Pedras Vivas”, na qual ele nos disse, que só é dado o nome de pedras vivas, aquelas pedras que foram e estão sendo trabalhadas, lapidadas, quebradas e/ou polidas, já as pedras brutassão consideradas pedras mortas, porque na verdade não foram trabalhadas, ou não aceitam ser lapidadas, e a instrução de Pedro é que sejamos Pedras Vivas nas mãos do Deus Todo Poderoso, esse é o motivo de estarmos sempre sendo trabalhados. Por outro lado, nos mostrou a “Pedra Angular”, que é a pedra que vai bem no meio da parte de cima dos batentes das portas, mas por outro lado é a pedra que encaixa no “ângulo” e sustenta todo batente.

Agora, realmente na Turquia, e em Istambul, das igrejas citadas no Apocalipse só sobraram ruínas, pois muitas delas foram vítimas de fortes terremotos, e além do que, todas passaram por terríveis perseguições, radicais islâmicos, que extinguiram o evangelho nessa região.

É muito triste ver que em grandes centros e metrópoles de um local que foi foco de muitos contextos bíblicos, visitado pelos apóstolos e principalmente por Paulo, além de ser o foco das cartas de Jesus revelada ao apóstolo João no Apocalipse se acabaram.

Pudemos entender e verclaramente quando a Palavra de Deus nos diz que Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, mas sim em nossos corações, pois “as igrejas”(estruturas físicas, prédios), foram todas destruídas, mas o mais tristes, é vermos que também não há uma Igreja “cristã” naquelas regiões, apostataram da fé.

E se analisarmos a essência da mensagem de Jesus às Igrejas ao revelar o Apocalipse a João, a instrução chave era: “arrependa-se, arrependa-se, arrependa-se”, e também “se zeloso e mantenha a fé”.

Foram tantos impérios, guerras, perseguições e afrontas que não vemos um remanescente.

Esmirna hoje, é a capital da Turquia, uma grande metrópole, super evoluída, porém islâmica, aliás em toda Turquia, embora sejam considerados “islâmicos” não praticantes, porém 99% são considerados muçulmanos.

Pudemos ver em Hierápolis as “termas de águas quentes naturais”, e também soubemos que Colossos na época do apocalipse havia termas de águas frias, e Laodicéia fica bem no meio das duas cidades, à qual o próprio Jesus disse: “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente, tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não ésfrio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

O próprio guia turístico também informou que a cidade de Laodicéia era muito próspera financeiramente, e sofreram um terrível terremoto e somente com o “PIB” (produto interno bruto), conseguiram reconstruir sem a necessidade de ajuda de ninguém, nem dos cofres do império, por isso Jesus disse: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu). Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas” [Ap. 3:15-18]

Isso tudo faz muito sentido quando entendemos que era uma das únicas cidades do mundo (na época) que tinha um pó que fazia um tratamento nos olhos, pois em Laodicéia haviam os melhores oftalmos da época, sem contar que tinham industrias e mais indústrias têxtil com imensas produções de roupas, e também comercializavam ouro.

Porém Jesus repreende e confronta-os pois tinham tudo no material, mas espiritualmente eram pobres, cegos e nus.

Fica para nós a essência da mensagem de Jesus, um alerta para nossas vidas, pois a mensagem do apocalipse está tão atual, que precisamos nos ater a essência e nos posicionarmos, pois assim como Jesus disse a Laodicéia, Ele continua falando a nós hoje: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo, sê, pois zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” [Ap. 3:19-20]

Que possamos vigiar, e dar ouvidos à voz do Espírito Santo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *