Mulher Virtuosa

Mulher Virtuosa

Mulher Virtuosa

Boletim 754

Hoje, dia internacional da mulher, nada melhor do quem editar na Palavra de Deus as virtudes de uma mulher feliz.

A mulher é um presente de Deus, uma auxiliadora idônea para o homem, o centro dos seus afetos, a última a ser criada no universo, o mais belo poema de Deus, a coroa da criação!

As palavras registradas em Provérbios 31:10-31, no original em forma de acróstico, cada verso começa com uma letra do alfabeto Hebraico, e é uma homenagem à mulher.

Esse texto nos fala sobre os dez atributos da mulher feliz.

I. ELA É PRECIOSA – V. 10 – Essa mulher vale mais do que ouro. Uma família pode ter riqueza, mas sem amor não há felicidade. Ninguém pode comprar o amor. O amor jamais está à venda. Essa mulher vale mais do que herança, mais do que riqueza, mais do que apartamento de luxo, mais do carro requintado. Mais do que bens materiais.

II. ELA É CONFIÁVEL – V. 11 – Ela é fiel ao seu marido. Ele nunca teve motivos de desconfiança. Não há coisa mais desastrosa do que a infidelidade conjugal. Há muitos maridos quebrados e feridos pela infidelidade das esposas. Há muitas esposas machucadas pela infidelidade dos maridos.

Ela é confiável também na área das finanças. Essa mulher é uma hábil administradora. Ela sabe ganhar, economizar e investir da melhor forma o dinheiro.

III. ELA É ABENÇOADORA – V. 12 – Ela era um bálsamo, um refrigério na vida do marido. Ela era aliviadora de tensões. Uma amiga, uma confidente, uma auxiliadora idônea,uma consoladora. Ela era refrigério para o marido e não amargura para a sua alma. Ela como sábia construtora está edificando a sua casa. O marido e os filhos estão felizes. Nenhum sucesso profissional compensa o fracasso do seu casamento ou da sua família.

IV. ELA É TRABALHADORA – V. 15 – Ela é boa dona de casa, é administradora hábil, ela tinha servas, mas estava envolvida com o bom andamento da casa. Ela controlava as atividades e a atmosfera do seu lar. É zelosa no cumprimento de seus deveres domésticos. É uma mulher presente no lar. Ela é administradora do lar. Ela gerencia o seu lar com sabedoria. Ela não é relaxada, sua casa anda em ordem.Ela tem visão de negócios – Ela é adestrada na costura (v. 13), ela vai buscar alimento para sustento da casa (v. 14). Ela trabalha e tem lucro. Ela trabalha diuturnamente (v. 18-19). Ela produz (v. 24). Ela vende, comercializa, tem expediente, não é dependente, não é parasita

V. ELA É PREVIDENTE – V. 21 E 25B – Ela é organizada, não deixa as coisas para a última hora. Ela antecipa as coisas. Antes de chegar o inverno, ela já prepara para sua família as roupas próprias. Ela tem tempo para Deus (v. 30); tempo para o marido (v. 12); tempo para os seus filhos (v. 28); tempo para o seu próximo (v.20); e tempo para si mesma (v. 22). E tudo isso contribuiu para o bom andamentodo seu lar.

VI. ELA É GENEROSA – V. 20 – Ela tem o coração sensível e as mãos abertas – Ela não era uma mulher egoísta. Ela é sensível às necessidades dos outros. Ela é caridosa. Ela é ajudadora dos pobres. Seu dinheiro e seus bens não são apenas para ser acumulados, mas distribuídos com generosidade.

VII. ELA É ELEGANTE – V. 17, 22B – Ela cuidava do seu corpo. “Ela cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.” Ela cuida da sua saúde. Ela tem uma correta auto-estima. Ela se veste com elegância – v. 22b – Ela tem amor próprio. Ela reconhece o seu próprio valor. Veste-se com decência, com bom gosto.

VIII. ELA É EDUCADORA – V. 26 – Ela é uma conselheira sábia. Ela passa uma visão corretada vida para os seus filhos. Como precisamos de mães conselheiras. A sua língua é uma fonte de bons conselhos, fala com ternura, com graça; não há rancor, não há insensatez nas suas palavras. É prudente e bondosa no falar. Fala a verdade em amor. Ela tem tempo para os filhos e sabe ouvir os filhos – Precisamos priorizar os filhos. Precisamos ouvi-los sem censura, sem crítica. Precisamos manter o canal de comunicação aberto. Precisamos fazer do nosso lugar um lugar de cura, de apoio, de ajuda.

IX. ELA É PIEDOSA – V. 25 a 30 – É uma mulher de vida moral irrepreensível. É uma mulher de fibra, que tem raça, determinação. Ela tem um nome honrado, uma condutadigna, uma vida limpa, um comportamento irrepreensível.

X. ELA É ELOGIADA – 28-31 – Ela é elogiada pelo marido. Seu marido a considera a melhor mulher do mundo. Ela é elogiada pelos filhos – v. 28. Ela é elogiadapelas suas obras – v. 31 – Quem semeia bondade, quem planta a generosidade, quem cultiva a virtude; quem investe a vida para fazer a vontade de Deus, colhe os frutos doces da alegria, da felicidade, e da gratidão.

Ela é elogiada por Deus – v. 30 – Deus a exalta, apromove. Essa mulher tem reconhecimento não apenas na terra, mas também no céu.

CONCLUSÃO – Esta mulher tem tempo para Deus, para o marido, para os filhos, para os necessitados, para si mesma. Sua vida é vivida no centro da vontade de Deus. Por isso Deus a chama de preciosa. Seus filhos a chamam de ditosa, feliz. Seu marido diz que ela é a melhor mulher do mundo. Suas obras a louvam de público. Querida irmã, você gostaria de imitar essa mulher como mulher, serva de Deus, esposa e mãe?

Resumo da Matéria do Pr. Hernandes D. Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *