E quando a vitória não vem?

E quando a vitória não vem?

E quando a vitória não vem?

Boletim 736 – por Ap. Claayton Nantes

Mesmo crendo em Deus como Todo Poderoso, precisamos que saber que Ele é Soberano, mas que há momentos em que não intervém milagrosamente.

Mesmo estando presente, sendo o Senhor da história, o Dono da situação, o Pai amoroso, há situações em que Ele não intervém.

A “galeria dos heróis da fé” de Hebreus nos fala de homens que foram cortados ao meio, uns lançados em cova de leões, outros torturados e maltratados que não experimentaram libertação. Vemos ali mulheres que perderam repentina e tragicamente seus entes queridos; e filhos que perderam os pais de uma forma triste e penosa.

Mesmo assim, creia, Deus está no controle dos incontroláveis momentos de nossas vidas. Ele está no controle do alicerce, da fundação da sua existência.

Se o sofrimento vier, se a provação chegar, se a cura não acontecer, se o acidente lhe tirar aquilo que você tem de mais precioso na vida, saiba que no projeto do Reino de Deus, além do horizonte, além da sua e da minha visão, além da nossa limitada realidade do momento, o nome do nosso Deus será glorificado. E glorificar o nome do Senhor é a prioridade que Deus estabeleceu. E essa deve ser a prioridade da igreja.

Nós não chamamos isso de fatalidade, destino, acaso, sorte ou de “coisas da vida”. Nós chamamos isso de Soberania de Deus.

É necessário que um dia digamos: “Eu não permitirei que minha vida seja um baú de desespero e melancolias. Não deixarei que minha mente seja um poço de amarguras e más recordações. Eu não dependo da crise, ou da ausência dela, para ser feliz. Não é a prosperidade ou o sofrimento que definem a minha felicidade. Quanto a mim, eu esperarei no Senhor”.

É interessante notarmos a fala de Jó à sua esposa, diante de todas as perdas, dores e enfermidades: “Mas Jó lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” [Jó 2:10.].

É muito fácil louvar a Deus quando tudo está ao seu favor, e quando você tem vitórias e respostas esperadas, mas e quando não?

Deus continua sendo Deus e será Deus eternamente, então temos que aprender a adorá-Lo incondicionalmente, nossa adoração e nosso louvor não podem depender das circunstâncias, porque a despeito delas, Ele continua sendo Deus.

Foi justamente isso que Habacuque entendeu e por isso declarou: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”.[Habacuque 3:17-18].

Existem clamores para os quais não vamos ter respostas, situações que não vão ser mudadas, enfermidades que não serão curadas, petições que não serão atendidas, mas em tudo isso, Deus continua e será para sempre o nosso Deus, não podemos tê-Lo como Deus somente quando as coisas são favoráveis.

“Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria”. [Salmos 27:3]

A nossa fé tem que estar firmada no Deus Todo Poderoso, “a despeito do que aconteça eu continuo crendo em Deus!”.

É muito fácil cantar: “Te louvarei, não importam as circunstâncias, adorarei somente a Ti Senhor”, mas na hora em que somos provados pelo que cantamos ou pregamos, é aí que demonstramos a verdadeira fé perfeita em Deus. Medite nos Salmos 46, e mesmo que a vitória não venha, continue adorando e servindo ao Único que é Digno de receber louvor e honra! Deus Eterno e Soberano.

Quando pensar em desistir, lembre-se que Jesus foi até ao fim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *