Como pastorear no século XXI?

Como pastorear no século XXI?

Como pastorear no século XXI?

Boletim 738 – por Ap. Claayton Nantes

Estamos vivendo dias onde a sociedade está desenvolvendo a Síndrome da Insatisfação Crônica, e com esta insatisfação não quer submeter a ninguém e inclusive nem a Deus e a Sua Palavra.

Estamos numa geração sem precedentes, vivendo os dias profetizados pelo Apóstolo Paulo, “nos últimos sobrevirão tempos difíceis e trabalhosos…”, nos dificultando cada vez mais o pastoreio. Pastorear a controvérsia de um povo que não quer se submeter, honrar, com um poço de uma carência insaciável.

Com este cenário ficamos a pensar sobre “a busca do pastor ideal”, e chego à seguinte conclusão:

As pessoas querem um pastor como Noé um homem pacífico, que tem a paciência de ficar 120 anos esperando, investindo a vida em um Projeto Revelado por Deus, ou então um homem como Abraão – pai da fé, um exemplo de fé com um testemunho maravilhoso, gerou um filho com 100 anos, foi pai das nações; ou poderia ser até Isaque, “O FILHO DA PROMESSA”, como seria bom ser pastoreado pelo “filho da promessa!”, que vai como cordeiro mudo ao matadouro, quando seu pai ouve de Deus que era para sacrificá-lo; ou pode ser até um como Jacó – já pensou, ser pastoreado pelo pai das 12 tribos?

Há aqueles que gostariam de ser pastoreados por Gideão, um homem guerreiro, corajoso, valente, aliás, mudou a história de uma nação, “é um destes que estamos precisando…”

Ou na verdade, por falar em guerreiro, já pensou ser pastoreado por Davi – “Um homem segundo o coração de Deus!, Salmista, guerreiro, um grande rei, resgatou a arca da aliança – que bênção!

Poderia ser um homem como Sansão – forte, valente, para poder enfrentar as batalhas que a Igreja passa, julgou Israel por mais de 20 anos, e foi um juíz irrepreensível, ou “porque nosso pastor não é como Neemias?”,  um homem sábio, estrategista que não dá ouvidos aos Sambalates, Tobias e Gersens da vida!!!

Poderíamos até ter um pastor como Salomão, o “HOMEM SABEDORIA”, olha só como ele levantou o reinado de Israel, construiu o grande templo, um palácio maravilhoso, cheio de ouro, pedras preciosas e mármore de primeira.

Já em vistas do Novo Testamento, nosso pastor poderia ser igual a Pedro – um homem que em uma pregação 3.000 se converteram, na segunda – 5.000 conversões. “Ah…, se tivéssemos um Pedro hoje, nossa Igreja viveria lotada de novos convertidos!”

Não, realmente se for pra escolher – eu gostaria de um pastor como Paulo, o homem tinha uma revelação tremenda, foi responsável por praticamente 2/3 do Novo Testamento – que sabedoria, e outra, este sim, ele dava suporte para as filiais, escrevia cartas, viajava, estava sempre presente formando seus sucessores!

PENSANDO BEM!!! Os mesmos que escolheram estes pastores acima, passando um ou dois meses vão dizer:

Não, não dá para ser pastoreado por Noé, mal sai da arca, logo se embriaga, planta uma vinha e come uva até ficar bêbado e depois sai nu pela tenda! E Abraão, nem pensar!!! Vai dizer ao rei que a sua esposa era sua irmã, e outra, aceitou o convite de Sara para se deitar com a escrava, teve um filho com ela e depois fala para Sara resolver o que ela quisesse fazer?

Ah, um pastor como Isaque não dá!!! Não sabe liderar o próprio lar, é mandado pela mulher que o engana e ele nem faz nada e não fala nada!

O que, ter um pastor trapaceiro, mentiroso e enganador como Jacó – ninguém merece!

E Gideão, não tem condições, nos diz Jz. 8:27 que ele e sua casa foi por tropeço a Israel, também…, ninguém consegue ser pai para 70 filhos como ele!

Ih… ter um pastor como Davi, o homem cobiçou a mulher do próximo, programou o assassinato do marido dela, adulterou com ela, e ainda contou o povo quando Deus ordenou que não contasse, não dá!

Como Sansão também não dá, o que é isto? Não saía dos braços de Dalila, vira palhaço nas mãos dos filisteus! Um pastor como Neemias, este homem trabalha direto, faz dois turnos, não dorme e não deixa ninguém dormir, coloca sua equipe de trabalho de vigília enquanto descansa de construir o muro, assim não tem jeito. E Salomão então, com 1000 mulheres, e ainda se desvia fazendo postes ídolos por todo Israel!

Pedro, este homem é muito estourado, na hora da pressão, fica cortando fora a orelha dos outros e ainda negou Jesus 3 vezes!

Paulo, o que!!! Este homem viaja muito, abandona a Igreja, não atende ninguém, não pastoreia, o chamado dele é ficar viajando.

É.., realmente pastor mesmo, só Jesus!!! Aliás, vão ter aqueles que também vão se levantar e vão dizer: O quê!? Ele cospe no chão e faz lodo e fica colocando nos olhos dos outros, cospe direto na língua ou ouvido dos outros; isto quando Ele não pega o chicote!

A grande verdade é que o ser humano tem uma grande dificuldade de se submeter, e se apega somente nas aparentes falhas, mas aquele que quiser exercer autoridade, submeta-se a autoridade! 

Falhas todos temos, “somos humanos”, mas mesmo com elas, Deus te chamou para ser um “pastor segundo o Coração dEle”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *