Bíblia, um livro de valor!

Bíblia, um livro de valor!

Bíblia, um livro de valor!

Boletim 742 – por Ap. Claayton Nantes

Graças a Deus que a Bíblia chegou até nós!

É bem verdade que a Salvação é por meio da fé, declarando Jesus como Senhor e Salvador, mas só temos esse conhecimento porque está escrito na Bíblia.

Da mesma forma como a “fé vem ao ouvir, e ouvir pela Palavra de Deus”.

O profeta Oséias registra a grande verdade da humanidade dita por Deus – “O meu povo perece por falta de conhecimento, e porque rejeitastes o conhecimento também te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Oséias 4:6

Por estes e outros textos mais que declaro que “A Bíblia é um livro de valor, e um grande valor!”

A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática.

Infelizmente a Bíblia tem sido muito mal utilizada. Por uma má interpretação tem se formado doutrinas errôneas a partir de textos isolados, propagando assim inverdades ou distorções bíblicas levando muitos ao engano.

A história mostrada na Bíblia é a do Deus verdadeiro que cumpre a Sua promessa.

“A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12.

A Bíblia já foi testada, provada, aprovada e comprovada por inúmeros pesquisadores, estudiosos e teólogos.

A Bíblia já foi perseguida, queimada, proibida por inúmeros imperadores, reis e autoridades.

A história mostrada na Bíblia é a do Deus Verdadeiro, Todo Poderoso, que cumpre tudo o que promete.

A Palavra de Deus é confiável, pois Ele é fiel para cumprir, Ele não mente, mas cumpre a Sua Palavra.

Deus está comprometido com a Sua Palavra. Nós devemos nos comprometer a ler, estudar, meditar na Sua Palavra diariamente, fazendo assim a base para nossas decisões.

É nesta Palavra que encontramos: “Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Romanos 10:13.

Um grande apelo evangelístico ministrado por Paulo, em sua carta aos Romanos.

“Mas que diz? A Palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido”. Romanos 10:8-11.

A Bíblia é necessária para conhecer o evangelho.

A palavra “Bíblia” origina-se do grego biblion (livro) e bíblia (livros). Ela é constituída de 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, que falam sobre o plano de Salvação de Deus para a humanidade através da Nova Aliança por Cristo Jesus Nosso Senhor.

Ela começou a ser escrita no século XV a.C. aproximadamente, e foi concluída no final do século I d.C., vinda do original em hebraico (Antigo Testamento); aramaico (língua falada por Jesus – usada em alguns trechos do Antigo Testamento e Novo Testamento), e o grego (textos do Novo Testamento).

A Bíblia é o livro mais conhecido, mais lido, mais estudado em toda a história, mais traduzido e de maior valor, visto que é o único livro que quando lido o autor está sempre presente.

Para facilitar sua leitura e consulta, em 1228 d.C, ela foi dividida em capítulos, e em 1528 foi dividida em versículos.

Totalizando assim 1.189 capítulos, 31.163 versículos; 773.693 palavras, 2.930 personagens.

Desde 1549, todo o segundo domingo de dezembro é celebrado “Dia da Bíblia”, criado na Grã-Bretanha pelo Bp. Cranmer. Um dia especial que foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários evangélicos.

Por isso podemos nos unir ao Salmista e declarar: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio, que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos. Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos, alcancei entendimento; pelo que aborreço todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho”. Salmos 119:97-105.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *