Atos dos Apóstolos

Atos dos Apóstolos

Atos dos Apóstolos

Boletim 1012 – por Ap. Claayton Nantes

No Novo Testamento, é o único livro histórico, porém, fascinante – a narrativa de como iniciou a História da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Os quatro evangelhos se encerram na morte, ressurreição e ascensão de Jesus, porém no livro de Atos, o escritor, doutor Lucas, faz um tratado iniciando com a obediência dos discípulos que ficaram em Jerusalém, no Cenáculo até à festa de Pentecostes, onde o Espírito Santo os reveste com poder para cumprirem a grande comissão que tinham recebido do Senhor Jesus Cristo.

Embora o livro tenha 28 capítulos, não tem uma conclusão em si mesmo, visto que a história da igreja ainda não acabou; podemos então afirmar que a Igreja do Senhor Jesus Cristo continua escrevendo o livro de Atos a cada dia.

Atos – são atitudes, feitos, realizações da Igreja Primitiva, então podemos chamar o livro de Atos de Atos da Igreja, ou, Atos dos Apóstolos ou ainda Atos do Espírito Santo de Deus.

Nesta próxima semana, estaremos estudando as riquezas deste tremendo livro. Vamos descobrir como eram os primeiros líderes da Igreja, como foram as primeiras conversões.

O livro cita mais de 110 personagens, porém sua narrativa é centralizada na biografia de dois grandes personagens – Pedro e Paulo, respectivamente apóstolo para os judeus e o apóstolo para os gentios.

Nele vamos observar qual é o fundamento, a base, o alicerce da Igreja do Senhor Jesus Cristo, e também qual a “receita” que devemos cumprir para viver um pleno Avivamento.

Assim como Pedro explica a todos que estavam perplexos de verem o sobrenatural, pessoas cheias do Espírito Santo, como cumprimento da profecia de Joel, sabemos que o que aconteceu na Igreja Primitiva, foi apenas uma pequena parte do que foi profetizado, tem muito mais ainda a acontecer.

Ao aprofundar-nos neste livro, descobrimos quais foram os governos e imperadores que atuaram no período da crucificação de Jesus até à grande perseguição de Roma aos cristãos da Igreja Primitiva. Além de podermos ver na prática a atuação dos dons e manifestações do Espírito Santo, revelando um evangelho vivo através de curas, milagres e maravilhas. Como também não podemos omitir a grande comissão, e a perseguição que aconteceu quando resistiram a cumprir o “Ide por todo o mundo”.

O livro de Atos dos Apóstolos é mais do que uma narrativa histórica, é um manual de instrução da Igreja de Jesus Cristo. Instruções estas que servem para a Igreja Local, Missões, bem como, para os evangelistas, missionários, pastores e cristãos que queiram viver na plenitude do Espírito Santo.

“Atos” é o tronco que ramifica e se expande por todos os cinco continentes, povos, raças, tribos, línguas e nações são alcançados através da ação do Espírito Santo na vida de pessoas que disseram “Eis-me aqui!”

Já a nível de “Igreja Local”, nos apresenta a estrutura da Igreja, como surgiram os primeiros diáconos, e também, como iniciaram os pontos de pregação que se tornaram igrejas. Como foi o estabelecimento das obras missionárias e como Paulo instruía os primeiros passos das igrejas que estavam sendo crescendo.

Faça um esforço de estar conosco nesta matéria que será ministrada de terça-feira a sexta-feira em dois horários (das 9h às 12h e das 19h30) às 22h.

O livro de Atos nos dá respaldo para entendermos todas as demais cartas no Novo Testamento, tanto as ‘epístolas gerais’, como as ‘epístolas paulinas’.

Se quisermos viver a porção dobrada ou destravarmos o que Deus tem para nossa geração, precisamos nos alinhar à essência da Igreja Primitiva, e saber que àquilo que Deus fez uma vez, pode fazer de novo.

Mergulhe nesta tremenda matéria e viva um novo tempo em sua vida.

Esta e outras matérias são ministradas pelo Ap. Claayton Nantes na Rede de Ensino Instituto Jáfia.
Mais informações ligue: 11 2213-7584 ou 11 2911-1016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *