Aliança de Sangue

Aliança de Sangue

Aliança de Sangue

Boletim 752 – por Ap. Claayton Nantes

Deus é tão perfeito e harmônico, simétrico que é tremendo e maravilhoso estudar a Sua Palavra.

Na linhagem de Sete (filho de Adão), se estabelece o plano de salvação e a história da humanidade através da interpretação da filologia das gerações de Sete, mas na realidade “Sete” significa está estabelecido, está determinado, está feito!

“Sete” é um também um dos tempos cíclicos de Deus, de 7 em 7 dias se forma uma semana, de 7 em 7 semanas mais um dia temos o jubileu, e de 7 em 7 anos a terra descansava, e a cada ciclo de 7 períodos de 7 anos, mais um, se celebra a FESTA DO JUBILEU, o 50º ano.

7 é o número de Deus, é o número perfeito, e por isso são 7 dispensações, e com elas 7 alianças e 7 juízos de Deus, já no Apocalipse são 7 taças, 7 trombetas, 7 selos às 7 Igrejas da Ásia, 7 castiças, 7 estrelas e os 7 anjos.

Podemos observar que desde o momento em que Adão pecou desobedecendo a Deus e comendo da árvore proibida, Deus estabeleceu o sacrifício, porque “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”. (Hebreus 9:22), mas o primeiro sacrifício foi para cobrira vergonha de Adão e Eva após o pecado. “E fez o Senhor Deus a Adão e a suamulher túnicas de peles e os vestiu” [Gênesis 3:21]

Para o Senhor fazer túnicas de peles o Senhor precisou sacrificar um animal, dizem os estudiosos “um Cordeiro”, pois aqui já é uma cristofania, tipificando a pessoa de Jesus Cristo.

Então temos: Aliança Edêmica o que chamamos de Dispensação da Inocência, é a única que não tinha “derramamento de sangue”, porque na verdade o Éden foi criado por Deus, e tudo era perfeito, mas o homem quebrou esta aliança e aí então o Senhor estabeleceu um juízo – “tirá-los para fora do jardim do Éden, para que não comessem da árvore da vida”.

Logo após o Senhor estabeleceu a Aliança Adâmica, a qual chamamos de Dispensação da Consciência – (aliança com Adão), fazendo túnicas de peles, a ele e sua mulher (agora o homem é consciente), mas mesmo assim se torna mal, e esta maldade se multiplica como vemos na linhagem de Caim, então o Senhor Deus decide exterminar a espécie humana, poupando apenas uma família, a família de Noé, e o Senhor estabelece o juízo com o  “Dilúvio”.

Entramos agora na 3ª Dispensação consecutivamente 3º Aliança – Dispensação do Governo Humano, e a Aliança Noélica, que é uma tipificação do “fim dos tempos”, pois temos  nesta aliança perdurando “antes”, “durante” e “depois” do dilúvio, nos lembrando “antes”, “durante” e “depois” da tribulação. Porém o homem ainda continua mal, as duas linhagens (do bem e do mal), continuam sobre a terra e o Senhor Deus determina o juízo colocando confusão entre eles, para que não se entendam mais – “Torre de Babel”.

Deus decide então levantar um povo na terra, formar uma nação, e para isto se manifesta a um homem – Abraão – firmando com o ele a Aliança Abraâmica, na DispensaçãoPatriarcal, e através de Abraão o Senhor vai levantar uma nação, e através dele “serão benditas todas as famílias da terra”, o Senhor renova a sua aliança com seu filho Isaque, que consecutivamente com seu neto – Jacó, e posteriormente com o 11º filho de Jacó – José, o qual vai para o Egito e quando honrado no Egito, leva a sua família (70 pessoas), que passados 400 anos são mais de 3 milhões de pessoas. Agora o Senhor tem uma nação, porém com muitos problemas e dificuldades, então o Senhor estabelece o juízo – A LEI!

Entramos então na 5ª dispensação que é a DISPENSAÇÃO DA LEI,e a Aliança através de Moisés, por isso considerada Aliança Mosaica, vai perdurar por todo o antigo testamento,porém o juízo vai recair totalmente sobre um homem: “Jesus Cristo Homem” – a crucificação, pois pela Lei ninguém se salva, Ele se fez maldito para que a benção chegasse até nós, entramos então na 6ª dispensação, que é a DISPENSAÇÃO DA GRAÇA, e onde temos a NOVA ALIANÇA EM CRISTO JESUS, somos salvos pela graça por intermédio da fé, e estamos nos aproximando do juízo desta dispensação – ARREBATAMENTO DA IGREJA, quando haverá o rapto da Igreja, a Igreja será tirada da terra e entrará o período mais terrível da terra – a GRANDE TRIBULAÇÃO, onde mesmo neste período o Senhor irá tratar com o judeus, os 3 ½ iniciais de suposta paz, e depois 3 ½ de terrível domínio do anticristo, falso profeta e a besta, momento terrível, onde as pessoas serão salvas pelo próprio sangue, por isso temos DISPENSAÇÃO MILENIAL com a ALIANÇA volta a ser com o judeu, através de 144 mil judeus, 12 mil de cada tribo que propagarão a verdade do evangelho de forma milagrosa na terra, e o juízoculmina no JUÍZO FINAL.

De Gênesis a Apocalipse um fio vermelho do sangue passeia no texto, e esta é a matéria que estudaremos nesta semana no Instituto Jáfia. Que Deus abençoe a cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *